João Cruz Oeiras de Portugal adesão a portal.membros@spautores.pt

Nome

Email *

Mensagem *

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Vida surreal

O mundo está diferente, dizia em tempos uma publicidade qualquer. E Está. Não diferente mas bizarro, estranho, sujo e frio.
Quando recordam os tempos nos anos 70 e 80, a vida corria pacata, não só no bulicio da cidade como no resto bucolico deste belo país. O mais radical que se fazia era roubar fruta das árvores, ou por moedas nos carris dos comboios e andar com as fisgas a atingir-nos mutuamente e tiro ao alvo. A Tv era mais convidaiiva quiçá por ser novidade e não haver a distacção dos PCs, so havia o ZX spectrum ou similares e pouco mais. Faziam-se chamadas anónimas nos telefones rotativos, com o painel que rodava, era tudo analógico e nada digital, e as Playstations, nintendos ou Wii eram o Space Invaders O Pac-Man etc nas máquinas dos cafés. E não era preciso combinar-se via telefone paera nos encontrarmos, bastava combinar no dia anterior e ninguém faltava! Pois não podia enviar sms com desculpas, e mesmo que não pudesse ia pessoalmente avisar e muitas vezes era convencido a ficar.
Hoje no séc XXI, as pessoas acabam as amizades, namoros ou uma qualquer outra relação por sms. Ao invés de dizerem mal de alguém ou de algo, pôem um like ou dislike no facebook. O facebook é tomado pela totalidade da pessoa, quando é uma infima parte, pois só quem não tem vida é que coloca todos os seus gostos, paixões, amantes, aversões, ódios, passatempos, hobbies, arte, cultura, sociedade, politica, religião, espiritualidade e tudio o que nos define como ser humano numa mera( ou mesmo merda) dum programa que quase nada serve.
AS nossas vidas passaram a virtuais, e não reais, pois hágente que nem sai de casa para ficar online, quando devria estar era alinhado com as gentes amadas e estimadas. Aliás as vidas nem são viryuais são surreais, pois como é que se ama, e se conhece alguém quando não se vê um olhar, se mostra um sorriso, sente-se o toque e mesmo cheira-se o seu odor e perfume? COMO? HUMMM???!
BAHHH!

(continua)

sexta-feira, 20 de maio de 2016

O fim de Abril II ou Voltámos à Idade Média?

Nota Prévia:
Este artigo é opinativo como tal deve ser lido como tal e qualquer semelhança com a realidade é real aos olhos de quem opina. Não é historicismo, nem uma tese de poltica social. Embora tenha uma componente de critica social.  Se isto é fruto de algum complexo de ingratidão, revolta ou repulsa? Quem sabe? Que seja o que  vos aprouver, volto a reiterar que é baseados em factos tão reais que é assustador. Assim não julguem pois todos o fazem, e ao fazê-lo, nada melhor do que ter conhecimento de causa.
E só um mais um aparte: como se falta da evolução social humana, ou involução neste caso, é um trabalho intelectual que não está terminado, logo em constante actualização. Adiante....
 Pelos vistos voltamos à Idade Média. Não só nesta  matérias em paticular como em todas no geral. A nivel global: Quando Donald Trump se pode transformar  Presidente num País onde o Presidente de agora é negro,  onde nunca se assassinou tantos negros e existe a situação do Black Lives Matter, é algo contraditório, assustador e Primário. Onde se invadiu um Pais para retitar um Ditador, e agora tanto esse País, como outro estão invadidos por terroristas e nada se faz pois não param a produção Petrolifera da Opep nem a Máquina Industrial Militar que continua a enriquecer, algo está errado.
Quando estamos numa união Europeia que nunca se demosntrou tão desunida e com indices de racismo enormes, algo está errado.... Mas e aqui no nosso cantinho? Deixem-me que vos diga apenas isto:

 Esta regressão da sociedade é tal que além de ridícula é primária. Ridicula porque premeia a estupidez, e é primária dado que é torna a sociedade básica e é contra os principios da evolução, os direitos que demoraram tanto tempo a serem adquiridos.
No local de trabalho premeia-se o servilismo do funcionário em oposição ao que questiona a ordem. Não que questione a ordem para ombrear com a chefia, mas sim para entender o porquê da mesma.
A subserviência é valorizada em desprimor da auto-suficiência e independência, ou seja, os ditos graxistas são valorizados pela sua forma de estar e pensar( ou pela ausência do pensamento) e quem não têm duvidas naturalmente é ignorante, pois se não questiona é feliz a viver assim! Um Mundo primário, boçal, ridículo e triste.
A valorização está em quem sempre gosta de apelidar e adjectivar psoitivamente as hierarquias superiores a ele,  e a colocar  o Ego da chefia num pináculo. Pelo contrario aquele que o ignora e cumpre, e que a nível de eficácia e eficiência ultrapassa essoutro aos pontos a nivel laboral, é tratado por vezes com desdém e ingratidão.
Em suma sobrevaloriza-se o social no local de trabalho e não a execução laboral. Estamos quase numa edição do Programa de TV "Big Brother" mas ao vivo, em directo e a cores, contudo é "reality TV" sem a TV...Curioso não?
A denominação de "Doutor" e a sua exaberbada utilização implicando, tratar as chefias  como nobres demonstra o quão primários estamos a tornar-nos, até a vênia está quase a entrar como Têndencia, ou ia dizer que é "In". Não só se deturpa os laços laborais como transforma a sua hierarquia numa oligarquia ou mesmo numa plutocracia( sem exagero!).
No fundo é triste que o funcionário que trata dos processos e os executa a tempo e horas, mesmo que não seja genial e apenas médio ou mediano é discriminado em prol daqueles que se queixam e não executam por ai além mas que colocam o Ego num apogeu quase orgásmico!
É ridiculo esta inversão de papeis e subversão do sistema, onde quem não participa nas conversas banais e dos acontecimentos boçais é marginalizado, e se se tem o azar de ter um nível cultural maior que os demais ainda é mais segregado. O que prova que a ignorância e a intolerência - que infelizmente estão quase sempre associados- são os factores principais para cair nas graças da hierarquia e subir na carreira.
A estupidez, nos dias que correm, é uma caracteristica positiva no individuo. O servilismo moda, e a subserviência uma têndencia...
"Vivemos no melhor dos mundos Possiveis" - Voltaire - e entretanto o iluminismo e a idade das luzes, volta às trevas....e após o Renascimento, a Revolução Francesa, a Escola dos annales e todos os movimentos progressistas, são ignorados, para viver numa sociedade que é bruta, materialista e ignorante.

NB: Este texto é a continuação do anterior onde se substitui a ironia pelo sarcasmo e o desabafo pela critica negativa pura.

NB2: Na figura temos o que será o futuro do ser humano de ter espinal medula, a ser um "espiral medusa"

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Abril!
Abriu a primavera. O equinócio passou, a lua cheia também.
Orion sobe a sul e mostra o que a secular humanidade escondeu e sua sabedoria! A sapiência descrita nas pirâmides de Gizé, Gobekli tepe, Gunung Padang, Tenochtitlan, Etc...
Tanto que o Homem(humanidade) tem para se representar perante o cosmos, e há apenas as posições de Merda, a conversa de caca, e a dissertação que é uma bosta...

Em suma, queria apenas dizer que não me sinto representado hoje por nada! E estou preparado para um qualquer auto de Fé e arder na Fogueira.E quem atiça será um qualquer boçal, ou todo o alguém que vive apenas dentro do seu super Ego, do zé-ninguém que fala, fala e não diz nada, do pseudo-intelectual que disseca isto à luz da crise actual, aqueloutro pedante que analisa vis-à-vis com a ETAR de Vila FRIA...etc e tal...Para concluir, e uma vez que desde o séc. XIII até agora, a evolução social, psiquica, moral e ética, elevou-se( a dita cuja evolução) a ponto de as mensagens transmitidas respectivamente pelos bardos(aedos) ou trovadores serem equivalentes aos mails e SMS, e seus interlocutores.... (Continua, e à espera da revisão)



terça-feira, 26 de janeiro de 2016

O homem imagina deus ou deus imagina-nos?

Joao Cruz

A religião fez por mim maravilhas. Recordo-me de estar numa escola católica,  com seis anos ter de me confessar, e ser obrigado a dizer que pequei; como devem calcular, um miúdo de seis anos não peca; comecei a chorar e acto continuo fui sentenciafo a "3 pai nosso"s e "3 ave Maria" ( devia ser a sentença a aplicar por defeito).
Em seguida,nas aulas de moral, ensinavam que os infiéis eram mortos em nome da cruz e as cruzadas eram momentos de conversão (de carnificina) belíssimos e plenos de sentido.
Deveríamos fazer tudo por Deus, mesmo que fosse contra os nossos instintos básicos ou contra os nossos princípios morais, que se obtêm naturalmente através dos nossos avós, pais e toda a família.  Pregam que os homens deviam seguir uma profissão e as mulheres deveriam obedecer ao macho ( chefe de família- ganha pão- etc) e tinham como fito tratar da casa e ser fecundadas(?) As mulheres são as mães, a dona de casa,  a empregada , o acólito,  ou seja um ser de segunda... Que nobre papel. E sobre o mundo que nos ensinam?  Que a  África e as ex colónias eram dos portugueses e os pretos estavam lá para nos servir, eram apenas selvagens. E se não se convertessem deveriam cortar-lhes as mãos e a cabeça. Etc etc. Enfim se estes são os homens que representam deus serão assim tão diferentes daqueles que representam Satanás? Até porque os epilépticos, bipolares, esquizofrénico ou alguém que padecesse duma qualquer maleita morria na fogueira pois tinham o demo no corpo. E nas Américas?  os Índios da América que ao ver chegar às caravelas, traziam frutas e flores ao verem aproximar os homens que vinham do mar, mas estes, que vinham com uma cruz na mão para evangelizar,  e aos índios faziam ajoelhar, mas estes não percebiam aquele símbolo e somente davam as boas vindas aos estrangeiros e só prendas tinham para lhes ofertar- eram-lhe cortadas às mãos e esventrados  e deixados na praia preso a cruzes como exemplo...
Enfim se estes são os homens que representam deus serão assim tão necessários ao mundo ou farão dele Imundo? . Será que deus afinal nunca veio à Terra parar? Ou melhor: fará sentido existir um deus que faz o homem odiar em vez de amar? ! Custa a crer. Eu vivo bem sem ele e com Gaya em seu lugar. ..