João Cruz Oeiras de Portugal adesão a portal.membros@spautores.pt

Nome

Email *

Mensagem *

sexta-feira, 20 de maio de 2016

O fim de Abril II ou Voltámos à Idade Média?

Nota Prévia:
Este artigo é opinativo como tal deve ser lido como tal e qualquer semelhança com a realidade é real aos olhos de quem opina. Não é historicismo, nem uma tese de poltica social. Embora tenha uma componente de critica social.  Se isto é fruto de algum complexo de ingratidão, revolta ou repulsa? Quem sabe? Que seja o que  vos aprouver, volto a reiterar que é baseados em factos tão reais que é assustador. Assim não julguem pois todos o fazem, e ao fazê-lo, nada melhor do que ter conhecimento de causa.
E só um mais um aparte: como se falta da evolução social humana, ou involução neste caso, é um trabalho intelectual que não está terminado, logo em constante actualização. Adiante....
 Pelos vistos voltamos à Idade Média. Não só nesta  matérias em paticular como em todas no geral. A nivel global: Quando Donald Trump se pode transformar  Presidente num País onde o Presidente de agora é negro,  onde nunca se assassinou tantos negros e existe a situação do Black Lives Matter, é algo contraditório, assustador e Primário. Onde se invadiu um Pais para retitar um Ditador, e agora tanto esse País, como outro estão invadidos por terroristas e nada se faz pois não param a produção Petrolifera da Opep nem a Máquina Industrial Militar que continua a enriquecer, algo está errado.
Quando estamos numa união Europeia que nunca se demosntrou tão desunida e com indices de racismo enormes, algo está errado.... Mas e aqui no nosso cantinho? Deixem-me que vos diga apenas isto:

 Esta regressão da sociedade é tal que além de ridícula é primária. Ridicula porque premeia a estupidez, e é primária dado que é torna a sociedade básica e é contra os principios da evolução, os direitos que demoraram tanto tempo a serem adquiridos.
No local de trabalho premeia-se o servilismo do funcionário em oposição ao que questiona a ordem. Não que questione a ordem para ombrear com a chefia, mas sim para entender o porquê da mesma.
A subserviência é valorizada em desprimor da auto-suficiência e independência, ou seja, os ditos graxistas são valorizados pela sua forma de estar e pensar( ou pela ausência do pensamento) e quem não têm duvidas naturalmente é ignorante, pois se não questiona é feliz a viver assim! Um Mundo primário, boçal, ridículo e triste.
A valorização está em quem sempre gosta de apelidar e adjectivar psoitivamente as hierarquias superiores a ele,  e a colocar  o Ego da chefia num pináculo. Pelo contrario aquele que o ignora e cumpre, e que a nível de eficácia e eficiência ultrapassa essoutro aos pontos a nivel laboral, é tratado por vezes com desdém e ingratidão.
Em suma sobrevaloriza-se o social no local de trabalho e não a execução laboral. Estamos quase numa edição do Programa de TV "Big Brother" mas ao vivo, em directo e a cores, contudo é "reality TV" sem a TV...Curioso não?
A denominação de "Doutor" e a sua exaberbada utilização implicando, tratar as chefias  como nobres demonstra o quão primários estamos a tornar-nos, até a vênia está quase a entrar como Têndencia, ou ia dizer que é "In". Não só se deturpa os laços laborais como transforma a sua hierarquia numa oligarquia ou mesmo numa plutocracia( sem exagero!).
No fundo é triste que o funcionário que trata dos processos e os executa a tempo e horas, mesmo que não seja genial e apenas médio ou mediano é discriminado em prol daqueles que se queixam e não executam por ai além mas que colocam o Ego num apogeu quase orgásmico!
É ridiculo esta inversão de papeis e subversão do sistema, onde quem não participa nas conversas banais e dos acontecimentos boçais é marginalizado, e se se tem o azar de ter um nível cultural maior que os demais ainda é mais segregado. O que prova que a ignorância e a intolerência - que infelizmente estão quase sempre associados- são os factores principais para cair nas graças da hierarquia e subir na carreira.
A estupidez, nos dias que correm, é uma caracteristica positiva no individuo. O servilismo moda, e a subserviência uma têndencia...
"Vivemos no melhor dos mundos Possiveis" - Voltaire - e entretanto o iluminismo e a idade das luzes, volta às trevas....e após o Renascimento, a Revolução Francesa, a Escola dos annales e todos os movimentos progressistas, são ignorados, para viver numa sociedade que é bruta, materialista e ignorante.

NB: Este texto é a continuação do anterior onde se substitui a ironia pelo sarcasmo e o desabafo pela critica negativa pura.

NB2: Na figura temos o que será o futuro do ser humano de ter espinal medula, a ser um "espiral medusa"

Sem comentários: