João Cruz Oeiras de Portugal adesão a portal.membros@spautores.pt

Nome

Email *

Mensagem *

quinta-feira, 25 de maio de 2023

A semantica da psicologia

O que é o Eu? Para além do "penso logo existo" e "só sei que nada sei" somos mais que isto! O Eu sente em primeiro lugar, desde o tacto ao paladar, da visão à audição e internamente da emoção à razão. Talvez se emocione demais o que lhe traz com a sensação e vibre com o que lhe é mais pragmático e primário e só racionalize o que lhe vem de dentro e que lhe oferece pragmatismo vendo o bom no que gosta e sendo bom no que goza e faz dele único e próprio sem igual não havendo parametrização para o que se sente nem categorização para o que pretende visto são características que fazem de nós seres humanos, pensantes, simpatizando com isto empatizando com aquilo e criando com isso o meu ser com a minha sensibilidade e bom senso que me vai construindo as preferências e desgostos fazendo aos poucos os critérios e o meus princípios morais e éticos, e isso não é possível avaliar pois é o que forma a minha personalidade, e se é desviante ou não desde que não entre em choque com as de terceiros, s+o a mim me diz respeito!

 Embora seja alguém com as minhas características sui generis, e na generalidade talvez não seja a norma quando visto pela mediana, ou quiçá a seja tendo em conta o desvio padrão pois nem todos poderão ser a moda, e uns fogem à regra!

Contudo se avaliados tendo como amostra padrão toda a humanidade, decerto que estarei entre aqueles que são ditos como "normais". ou não? 

Pensava eu que assim era, mas à luz dum mísero exame dito de Personalidades e competências estou bem longe da norma, sou o desvio a esta sem estar padronizado, mas sim com desviante personalidade longe da normalidade e mais perto do inverso desta percebendo que de bestial a besta vão 400 questões como por exemplo:

" se estás na cama preferes ficar a dormir e e pensar em não te levantar" sem 1 muito a 5 pouco...


Neste exame fui acusado de louco, por este teste fui julgado de suícida e com este perfil dado fui condenado de imbecil, vil, ruim e vivo à margem, Sem eira nem beira, apenas com 4 pessoas na minha vida, a minha Mãe que não me liga quando chego a casa, pois 5 minutos após a beijar com um bom tarde, manda-me embora com um "Chiuu", Um chefe que me acusa todos os dias de manhã de ter bebido um favaios, quando a única coisa antes foi levantar-me tomar o peq. almoço, ir pro WC e apanhar o comboio, a Olimpia que me trata com um bom dia, e eu já que não falo cm a minha mae e vejo nela uma personalidade que substitui a Maternal quero falar com ela, mas em breve, desliga, eu continuo a falar mas já está a falar com a Maria João, e a Sandra a mulher que eu encontrei para tentar agarrar-me e ter algum carinho, questiona-me se a vou deixar e faz.me constrangir de a tocar na rua e em sitio públicos dicando eu sozinho, e supostamente com as pessoas que prezam por mim , mas afastam.se deixando-me cada vez mais carente e vazio, julgando que talvez o exame não seja assim tão errado e eu derivando no meu pensamento tratando-me mal pois se as pessoas mais próximas me ignoram que é o papel que tomam acusando-me deitando-me a baixo mandam-me calar e pondo-me em causa eu pensando que eu não mereço nada de ninguém pois tudo o que mexo destruo, o que toco escangalho, o que penso é estupido e o que digo não é válido, e começo a pensar  que não valho
para aqui estar pois o exame so veio demonstrar a minha incompetência inata de quem qua Ícaro voava mais alto e caiu!





Sem comentários: