Após ouvir a Descrição do Senhor que foi torturado pela PIDE lembra-nos que a Ditadura em Portugal foi Real! Existiu como uma entidade politica de partido unico e com consequências negativas para Portugal, pois apesar de ser passado ainda existem pessoas que decerto viveram as atitudes nefastas daquele governo empenhado em usar os seus compatriotas( os Portugueses de base, ou seja do Portugal real- Portugal da Europa continental e ilhas dos Açores e Madeira e os outros Portugueses do Portugal surreal( do Império) ie na Ásia: Macau, Índia( Goa, Damão e Diu) E Timor Lorosae( Timor-Leste) e na África:Guiné-Bissau, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique os Portugueses de Segunda- E estes eram vistos como estando nos Paises em que O Portugal real usava para importar os seus bens e serviços( as pessoas que trabalhavam para a Metrópole sendo o fruto do seu trabalho enviado para a Sede do Império(Lisboa)e os seus bens, tudo o que fosse possível transformar em capital, era remetido via Marítima para a "Sede". Situação económica-social insustentável e básicamente dando um salto histórico( se interessados pesquisem por favor) no tempo até 64 altura da Guerra do Ultramar( Africa) em que morreram 55 mil Portugueses e milhares de locais numa guerra fratricida estúpida, por casmurrice e egoísmo e interesse económico e político.
Isto tudo para dizer que Portugal ainda está a sofrer sequelas desde aí e apesar de já ter recuperado muito recordo( grosso modo) as estatísticas anteriores à revolução de 1974:
Só um em sete partos tinha assistência oficial( hospitalar) a mortalidade infantil desceu desde 1974 para 2021 quase 20%( aprox.)
O analfabetismo:Portugal era também um país com uma elevada taxa de analfabetismo de 26% Em 2021 era de 3.1%.
A população rural/urbana: 21 mil famílias residiam em bairros de lata no distrito de Lisboa. Desceu 4 mil( -32% em 2011)E a toxicodependência até aos anos 90 afectava 100000 habitantes( maior percentagem era em Lisboa). Em 2021 desceu para 1.8%
A População aumentou de 8.5 para 10.3 milhões sendo a população urbana e junto ao litoral tendo aumentado 70%.
Já chega ou não Basta?
Após ouvir o senhor ter sido torturado pela PIDE quero que saibam de alguma estatísticas depois do 25 de Abril de 1974, Portugal sofreu imensas sequelas e mudancas estando ainda a recuperar 50 anos depois; perdeu 250000 habitantes entre mortes da Guerra do Ultramar e emigrantes que fugiram da recruta e em busca duma vida melhor. Havia 21000 famílias a viver em barracas e esse valor desceu para 3400( valor de 2011) A toxicodependência afectava 110000 pessoas e em 2021 desceu 90.4%. A emigração está em 130000 e recebemos de imigração cerca de 890000( sendo as maiores comunidades Brasil, Cabo-verde e Ucrânia) O PIB português em 1974 era em dolares : 17,51 bilhões USD e em 2021 era de 255.2 Biliões USD.
Há partidos novos no Parlamento que falam que Portugal não deve receber tantos imigrantes quando ainda tem tanta gente a sair do País, fala-se na corrupção mas o País está na 34.ª posição entre 180 países. E entretanto antes das eleições em Outubro de 2023 o tal partido esteve nas manifestações dos enfermeiros, professores, polícias, funcionários públicos, funcionários dos caminhos de Ferro dos transportes aéreos e Táxis, Passando mais de 6 meses das eleições legislativas ainda não houve um projecto de lei, um pedido ao presidente da assembleia da República para debate sobre os direitos e problemas dos trabalhadores citados superiormente e as suas intervenções têm sido feitas para criar intriguismo entre os partidos para terem tempo de antena mediático, fazendo quezílias no Parlamento para com o fito de irritar outras forças partidárias para mais tarde solicitar a defesa da honra mais do que todos os outros utilizando assim mais tempo e usando para matérias populistas e sem qualquer valor para assembleia e gastando o tempo em querelas. Ora isso se chama usar a inteligência emocional do povo que não percebe que eles estão a usar o método da vitimizacao, do sectarismo e da acusação em seu nome para criarem nos eleitores, a causa do partido que nao é ouvido e que é mal tratado e assim ganharem fama de serem abusados quando falam de assuntos fúteis e banais! Não querendo eu ser desonesto nem visionario catastrófico, vejo nisto uma tactica, usada por outro partido em 1930, e como arrebanhou multidões, pir exemplo em Nuremberga,e foi governar mais tarde com as consequências que se conhecem. Assim ao invés de usarem a inteligência emocional usem para discernir os seus propósitos com o raciocínio lógico e o pensamento crítico! Acordem porque se não Chega, já Basta!
Sem comentários:
Enviar um comentário