João Cruz Oeiras de Portugal adesão a portal.membros@spautores.pt

Nome

Email *

Mensagem *

02 fevereiro 2025

UMA VIDA NUM INSTANTE


 "Uma imagem vale mais que mil palavras"


Uma filmagem valerá quanto mais?

Quantas vidas aqui estão? Quantas estórias serão aqui guardadas em cada alma que passa nesta moldura? E em cada alma estarão presentes inúmeras coisas, momentos, instantes e sentimentos vividos?

Se pegarmos numa só vida e extrairmos os seus pensamentos, quantas vivências aqui teremos? Aquele miúdo, apenas um, que parou para olhar para o óculo da camera, não sabe que estará eternamente gravado para todo o sempre.

 Para nós é apenas um momento de alguém distante no espaço e no tempo. Todavia para ele foi o continuar duma existência radicalmente diferente da nossa. Em que com a tenra idade de 10 a 12 anos trabalha numa mina, para trazer algum dinheiro para uma família que provavelmente teria diversos familiares na mesma situação. Em que não havia o  conceito legal/social de direito à educação, saúde, habitação e trabalho, pois assim que tivesse capacidade iria ter que produzir para o núcleo familiar, em que um casal com sete filhos (ou mais )vivia numa assoalhada sem instalação sanitária e teria que acordar bem cedo, lavar-se numa bacia se possível, partilhar um pão com os restantes e ir a pé para a mina onde passaria a maior parte do dia, e os pulmões sofreriam com as condições do ambiente escuro, poeirento e duro do poço, que provavelmente colocaria carvão, que seria usado como fim na revolução industrial, e era apenas um ser humano numa enorme cadeia de recursos que deram contributo para a evolução da economia mundial. 

Mal sabia que a sua vida estaria destinada a algo maior,não só existiu como peça fulcral da industrialização, e sofreu uma mutação, de peça sacramental sobre a sua posição, existência e vivência social e real, para uma especulação sobre o seu papel histórico e virtual. Pois apesar de sabermos quando e onde vivia, nunca saberemos completamente o que faria,como vivia e como existia. Somente ele saberá o quanto aquela imagem significou, pois para ele foi um momento, um instante e um sentimento diferente da vida, mas que no cômputo geral da sua existência, foi somente uma distracção diferente, do seu quotidiano sempre igual duma vida inteira preenchida como nós a vemos deste lado: plena de dias cinzentos, onde este foi um dos momentos altos. E Se para ele não houve grandes surpresas, diferenças ou alterações, para nós será possível imaginar, que quiçá como ele o fez, que sua vida se tornou melhor e dali em diante emigrou, se estabeleceu com empreendedor e conseguiu singrar qual filme de Hollywood, tendo um final feliz. Vamos crer que sim! Paz à sua Alma!


Sem comentários: