João Cruz Oeiras de Portugal adesão a portal.membros@spautores.pt

Nome

Email *

Mensagem *

domingo, 22 de dezembro de 2024

A Forma de estar sem ficar aqui.




https://open.spotify.com/episode/1iSv5ylNZpyq1JJahv2QVM?si=mCZZUt5WRzCFSmC2Om05-w&t=709

NOTA:Neste tipo de conversa em que as pessoas se conhecem bem, acontece sempre o mesmo que ao Theo. 

Após ouvir este podcast,fiquei a saber menos do que sabia sobre mim, ou em dúvida de como estar presente em ocasiões sociais. Ou seja, em como me sinto em situações de conversa, debates ou discussão com terceiros.

O Theo tem o mesmo tipo de comportamento emocional e social que eu,( sem querer comparar-me),na forma de estar e ser e no comportamento versado gramaticalmente( não sei se esta palavra compósita existe) como ele. É curioso que após vários podcast que vi dele, tenho a noção que me identifique e que tenha os sentimentos que ele refere. Como sentir-me só no meio das pessoas, inseguro e receoso, e sair uma personagem que não sou eu, por temer que descubram como Sou, por timidez, vergonha e medo. Além de também ser ser impulsivo,  sou defensivo na persona que revelo, e ao tentar evitar o conflito,  , faço precisamente o contrário para  não ser o centro das atenções. Nas conversas com outros, acabo a mudar de tema repentinamente e/ou a interromper o outro, fazendo com que perca a linha de raciocínio e esteja já a mudar de faixa ou de direcção e a criar uma cacofonia de ideias dentro da minha cabeça. Isto é,( lá estou eu a baralhar-me!), o facto de querer dizer milhentas coisas ao mesmo tempo, por estarem a passar-me várias ideias na cabeça, acabo por ter um discurso desconexo, e incoerente.  pois das inúmeras coisas a dizer, fico confundido e preso aos meus sentimentos imaginários de insegurança, e nem digo uma coisa de jeito! ISTO acompanhado com a falta de auto-estima e confiança   e por causa disso e daquilo, sinto: "se estou a ser escutado?", "se as pessoas se interessam?", "se estão a fazer um frete?" Ou "se sou chato e aborrecido?"- e depois vêm a culpa: " Será que deveria estar aqui?" , "Meu Deus, que figura de idiota eu estou a fazer!", " Vou dar uma desculpa para ir embora!" E " não aguento mais isto!". 

Para a pessoa que me ouve, deve ser frustrante e extremamente prejudicial, por interromper, fazer perder o fio à meada, ficando a pensar "se bato bem da bola".

Em certa medida ninguém está presente na cabeça do outro, e não sabe se este fenómeno é recorrente, contudo sei que estar nesta é complicado( e fazendo novamente um paralelismo com a condução) pois em de o discurso ser expressado de forma coerente e eficaz, como diz a palavra " discurso",dizer o curso,ou fazê-lo e entrando na Autoestrada e mete a primeira até à última e segue caminho até ao destino na mesma, mudança, rotação e faixa de rodagem, eu não, entro na AE vou em primeira e meto terceira, distraído saio e vou para a Estrada Nacional, dou 3 voltas à rotunda, sigo em direcção contrária, entro na AE mas no sentido inverso, saio e entro novamente e quando dou por mim estou sozinho no carro, pois ninguém tem tempo nem vontade ou paciência para me aturar!

Gente desta há muita, e eu sou crítico deles  e contra mim falo, pois não se aprende nada, por falta de coerência, e apesar de ter apetência para a semântica e retórica e de rompante contar estórias ou piadas de repente, não sei se sou o que soei, nem consigo manter uma matéria, a conversa dispersa e já nada se versa, nem há outra versão que presta para colar anterior, e o discurso deixa de ter curso, é desviado, depois a pressa é inimiga da expressão, que não tem reconhecimento nem deixa nos terceiros alguma impressão, sendo que surge a aparição da vergonha, e atrapalhação, onde o cérebro pausa entra em pânico e recomeça, e não com ideias genias mas o génio em culpa, e o buraco aumenta exponencialmente e desaparecem as palavras, frases ou até letras, substituídas na falência por emoções de ausência de valor, o conteúdo gramatical apagado e tapado pela frieza do ser humano incapaz e banal, continuando a descer, até tudo negro ficar, a somente o medo rodeia e aperta na escuridão,  e apenas estamos em posição fetal à espera da solidão, a única companhia e sólida emoção.


(Versão não revista e corrigida)








quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Partida Subita e Paz à sua Alma

 




A morte. Mais uma vez a tocar-me. Com o falecimento do Sr. Arménio, vizinho, amigo, parceiro de paredes meias conversa, companheiro de conversas amenas e que hoje partiu. Porquê meu Deus? E olho para sua casa agora triste, só e abandonada. E eu sinto o seu vazio e questiono o seu futuro e suas paredes brancas agora negras com o breu da noite. Saberão do abandono? Sentirão a falta do seu dono? E os canários que ali moravam e eu com o seu Chilrear aos Domingos de Verão acordava. 

A nossa relação não era próxima, apenas a proximidade física trazia a afinidade e os breves" bom dia" e a inevitável conversa sobre o Tempo e dos nossos Gatos:" Oh João apanhei este no Sótão" " sr João olhe que está na garagem e os cães estão soltos" e la ia eu buscar a Bicha que tinha pancada em residir por lá em part-time... e os cães que eram de caça chegaram a matar-me uma, mas quem culpado seria? Senão nós por a não conseguirmos evitar de cirandar de Quintal em Quintal, por desconhecer as barreiras, muros, cercas, redes ou portões como determinação do fim ou inicio da propriedade urbana, e achando que o seu território é mais extenso e sem delimitação demarcada ou desconhecendo a sua morada, não interessando se era o n°30, 32 ou 34, e só quando enxotada. Enfim divago.  E perdi mais uma vida no meu quadro já cheio de gente que se aportou ao Além! E perde-se na nossa alma, sente-se um vazio, um toque interno de dor, amargura, saudade e lembranças. Recordações de 40 anos de existência em comunhão que nos deixou. Serei Egoísta de assim estar? Deveria perguntar se estará melhor? Que difícil saber,  pois de tão esotérico que é, não terá resposta senão na fé, contudo se entrou para o outro lado, seria bom considera-lo ter chegado a lugar melhor? Eu também já que não tenho paixões, nem amores, ou sentimentos, quereria deixar este lado, antes de Paí OU Mãe, e mesmo assim meu Pai já partiu em 18 de Janeiro de 2021 e amanhã faria 88 anos, meu querido estimado saudoso PAI! Que se passa Meu Deus? Eu não tenho feitio para partidas assim, bruscas, tenebrosas, repentinas e aparatosas! VÁ COM DEUS SR ARMÉNIO EU TENHO-O CÁ PARA QUE SE A VIDA APAGOU A MEMÓRIA NÃO ESQUECERÁ!

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Curiosity killed the cat

 



1
2
3
4
Legenda: 1-BP minha gata (em casa)
2 e 3- Cheeta(no Zoo Lx)4- Tigre Siberiano(no Zoo Lx)

A curiosidade matou o gato. Nunca gostei desse provérbio. É duma fatalidade mórbida. E Talvez por ter gatos como animais domésticos e depois por também sofrer dessa maleita, ou seja gostar de inquirir, questionar e saber que se passa! Mas querer muito mesmo, sendo mais forte que Eu, que me consome, corrói, e sofro por antecipação de não estar satisfeita! A curiosidade claro está!...

Se ao gato mata?... A Mim??? é  mais grave. Não mata mas mói! E dói. Rói.E Ai! E aí?... fica-se num limbo, como caindo num vazio enorme em cornucopia ou helicoidal até ao fundo, profundo,   perder-me lá em baixo, no infinito, numa escuridão sem sapiência alguma. E é triste. Sabe? (Sim pra você que lê,  mas não é, só me vê e me quê? Que quer? Brrr Grrr! BAHHH!) Não saber, sabe a pouco, a quê? Não sei dizer! Sabe a nada, nem tão pouco sabe tal qual na culinária que aí está saberá a falta de Sal, açúcar, Especiarias ou a queimado! Mas nesse contexto sabe-se algo! Neste não! E é um desalento. Talvez estar desatento ou tonto, ou nem tanto... mas ser sonso?... ou não ter bom senso, e atento ao esconso ecrã procuro olhar para lá e perfurar a 4 parede e sair aí e dizer "tchanrannn!" APANHEI-TE!... ( Era bom mas não funciona assim...paciência, um dia saberei, instalarei a App: "Quem lê?" Mas porquê? Curiosidade também?Que coisa feia... Jesus... chiça Penico!

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

A divergência entre um ser decimal vs um binário

 





https://youtube.com/shorts/TbNOMWnbyvQ?si=NboHhm_TPIIu9XMR

O choque geracional e o debate entre um ser que aprendeu o Mundo através duma Enciclopédia feita de Papel e outro que obtem dados através de chips de silica...O jovem do novo milenio versus um Ente nascido no século passado:


Eu sou melhor do que tu porque tu não sabes o que é um "NPC" e lês livros em Papel?!! De autores ja falecidos do século passado, tais como Kafka, Goethe, Gore Vidal, Gustave Flaubert e Jack Kerouac! Que antiquado! Pfff!


Eu sou melhor do que tu porque sei o que é um "bot" e tu só sabes as 3 Leis de Newton! E Isso não serve para nada! 


Em suma: Eu sou superior a ti pois sou mais novo e domino a informática, enquanto que tu sabes enumerar todos os planetas do Sistema Solar, e consegues apontar num Maps-mundi onde são a maioria dos Países. Mas isso não é relevante, nem pertinente, pois eu sou o futuro porque tenho a informação no meu Iphone e sou digital, portanto reduz-te à tua insignificancia oh seu velho banal e analogico!...

***********************************

Tradução inglês 

The generational clash and debate between a being who learned about the World through an Encyclopedia made of Paper and another who obtains data through silica chips. or The conversation/discussion between a young person from the new millennium versus a Being born in the last century: Am I better than you because you don't know what an "NPC" is and you read books on Paper?!! By authors who have already passed away from the last century, such as Kafka, Goethe, Gore Vidal, Gustave Flaubert and Jack Kerouac! How old-fashioned! Pfff! I am better than you because I know what a "bot" is and you only know Newton's 3 Laws! And that is useless! In short: I am superior to you because I am younger and I am a computer expert, while you know how to list all the planets in the Solar System, and you can point out on a World Map where most of the Countries are. But that is not relevant, nor pertinent, because I am the future because I have the information on my iPhone and I am digital, so reduce yourself to your insignificance, oh you old banal and analog person!...




https://youtube.com/shorts/vQjRjEFQPAk?si=b9kd4KHSYEOs6245

https://youtube.com/shorts/RIO5ZEkRFy4?si=eHBgtmyyNaHuS2BG

https://youtube.com/shorts/J2U-VbJyo3k?si=3mBbb1hzWKvUR7Fs

The kidd with is car

https://youtube.com/shorts/bbuGdpXXCD0?si=xjy9w8CpGNFCcq_W



New Russia Reporting news

https://youtu.be/EdW_Ia2da50?si=Sn0n8RVEFYogF25L

11:00 "Stop bitting me" " don't touch my dog" "Stop bite" "don't touch" "bite" " touch" and after 3 centuries of an endless loop argument archaeologists found a bones of a man with a dog biting other man... After studying the scene experts say that they think this was in the 21st century when society was crumble and they recreate the scene:" the man with the dog was hunting and caught other man, and we think he would take the man to provide food to their settlement because we think in that era times were tough after the great migration crisis of 2020 and the Man with the dog was from south America and caught the last Us citizen that went extinct, so we are certain to have found the last American that will be in exhibition at the Trump Museum and part of the exposition " The End of America" at the city center in New Minsk( used to be Called "Washington Dc") said the Russian Mayor.

 This is Natalia kamarova reporting to RT News in New Siberia Province...😅


*********************************************************************

Grande máxima! E que deveria fazer parte do nosso "modus vivendi" desde a nascença. Ou parte do nosso "status quo" de princípios básicos e embutido no nosso DNA. Quem vive com esse ideal, é alguém que tem um sentido de responsabilidade social de existência em comunhão, que tem em atenção os demais e vive sem ego e com um sentimento de partilha, alguém que põe o futuro colectivo à frente dos seus objectivos pessoais e que é um ser humano pleno de altruísmo e vazio de egoismo! 



One of the saddest things in the world today that nobody talks about is how the only reason a lot of guys are still alive is so that people they love and care about won't have a dead brother, son ir friend.


Eu não sei se deva partilhar a minha estória emocional, pois  muitos não querem saber, outros ignoram, por ser mais uma opinião de alguém distante e desconhecido, e por fim ainda há quem nem se reveja ou perfilhe no que é partilhado, e são apenas caracteres  num post e é equivalente a um momento fugaz figura qual um pombo ou mosca que passa por nós sem deixar uma marca ou impressão...

De qualquer maneira aqui fica para a imensa minoria que se interessa e inclusive pode se identificar com tal situação. Eu sou um homem de 53 anos que até aos 33 anos tive apenas 5 namoradas e por querer assentar juntei-me com a última,  e durante 4 anos tudo correu bem, até um dia, depois de chegar do trabalho, saber que um amigo comum esteve em minha casa com a minha mulher, e perguntei-lhe se esteve aqui alguém antes de eu chegar, ao que ela respondeu que não. Mas achei estranho pois estavam dois copos no lava-louca e no cinzeiro estavam também umas pontas de cigarro que não eram da marca que fumava, e não liguei mais ao assunto, até ir para a cama e a minha almofada cheirava a transpiração de outra pessoa... Vim a saber que todas as Quintas-feiras, usavam a nossa cama para ter relações sexuais. Acabei com Ela e desde então fiz os possiveis para dormir com a namorada do meu suposto amigo, alem da melhor amiga da minha mulher, e quase todas as colegas dela. Tendo enviado fotos à minha Ex-mulher para provar o que tinha feito! Agora acabei com uma namorada e cheguei à conclusão que não quero mais relações! Entretanto o meu pai faleceu e eu deixei aquela casa e vivo com a minha Mãe e dedico a minha existência a dar-lhe assistência, ajuda companhia e todo o amor emocional que não tenho, troquei-o por amor Maternal e vivo sozinho com ela, dedicando-me ao trabalho, aos meus hobbies ciclismo e natação e assim me tornei em alguém cínico e desconfiado por causa duma situação que me marcou por ter sido enganado pela mulher, pela amiga dela e amigo que confiava. 


I don't know if I should share my emotional story, because I'm sure that many of You, don't want to know, and ignore it, because it's just another opinion from someone distant and unknown, or are still those who don't even identify with or agree with what is shared, and to most it's equivalent to a fleeting moment, like a pigeon or a fly that passes by without leaving a mark or impression... Anyway I'm 53 y/o and

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Apt? MEU DEUS!

O horror e terror auditivo tão medonho que é tortura sonora!



A primeira vez que ouvi esta sonoridade, foi nos Shorts do YouTube, e na minha ignorância factual julguei ser alguma canção para acompanhar algum jogo infantil do tiktok.

 Depois percebi que era uma música de uma banda e pensei tratar-se duma criação para um filme da Disney ou parte duma banda sonora de um filme infantil.

Entretanto apercebi-me que era uma música que é destinado ao público em geral e fiquei atónito!

Não só é uma música que está na moda como é um êxito mundial!

Então de atónito passei a estupefacto! E passo a explicar o porquê desta minha reacção.

Assim, não só a música é monocordica,como destituída de emoção, vazia de cor, desenxabida, insossa e sem graça. Como tem laivos de ser criada para alguma actividade pueril e ser mais uma balada para fazer parte da rua sesamo ou alguma série infantil para ensinar crianças dos 2 aos 5 anos o abecedário!

É que sinceramente não entendo como é que o " ah pah teh pah tah" é tão excitante que anda tudo doido com algo que aparentemente dá ares duma composição cujos seus executantes não são capazes de desenvolver uma ideia e parece que ficam encravados numa tremenda falha de comunicação e não saiem do mesmo sitio criando um ritmo extremamente bizarro, irritante e que inclusive poderá ser usado como uma forma de tortura pela CIA, e quiçá será uma ferramenta essencial para a continuação do programa MK Ultra! E digo-vos sinceramente: Um suposto inimigo que se negue a divulgar os segredos, e basta senta-lo numa cadeira, a ouvir o" pah tah peh tah pah" em loop e em 30 segundos é garantido que diz tudo o que vocês quiserem! Isto é melhor que a Pena Capital! E os Estados que usem tipo de castigo, podem informar os cidadãos prevaricadores que se forem presos, serão sujeitos a 24 horas non-stop dessa música! e decerto que os níveis de criminalidade, irão diminuir, ou mesmo desaparecer, pois qualquer ser humano que possa estar sujeito a tal infâmia irá pensar duas vezes! Pois antes a morte que tal sorte!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Assim se fala bom Português: BICHA OU FiLA

 

Dialogo com título original de "misturar alhos com bugalhos"
Onde o português é uma só lingua, mas tem palavras e expressões bem diferentes conforme o país onde é falado:
A-Escuta,  guarda-me lugar e vai ja para a Bicha que eu vou só levantar guita, há montes de gente e  falta pouco para começar o filme
B-  Bicha?! Só se fores tu Eh eh! 
A- hum? Bicha ou Fila não interessa despacha-te!
B- Interessa pois! Na Bicha não me meto! 
A- então vai para a Fila, mas tens algum problema com a nomenclatura? É que se te incomoda é porque tens problemas com isso, e se assim é,das duas uma; ou és homofóbico e se assim é não percebo porque te tenho como amigo pois nunca pensei dar-me com gente preconceituosa e complexada ou então és Gay e estás a ser muito inconveniente na altura pois vamos entrar agora no cinema e não é a melhor altura para me confidenciares isso Pah! Poderíamos ter antes ido a um café e tínhamos mais tempo e um espaço mais sossegado para dizeres algo assim!
B- O quê? Tás mazé marado moh!? Eu panasca!???Foda-se caralho!? 
A- Atão pra que essa conversa da Bicha e não sei quê?
B- oh Sabes cumé moh!? Um gajo se diz bicha o povo começa logo a olhar-te de lado e a imaginar cenas, e depois...
A-Mas olha lá?! Tás Parvo ou quê? Mas drogas-te ou pifaste de vez? Até parece que deves algo alguém? E olha lá para que andas com a Joana se és Gay?
B- Mas eu não sou Cruz!?
A-yah eu sei! Atão pra quê esses conceitos idiotas moh?! Se ainda fosses o meu sobrinho que nasceu quase neste século mas tu um bacano com quase 50 anos, estás a atrofiar por causa dum preciosismo ridículo? Isso é muita Tacanho!
B-Mano tu sabes que não gosto do pessoal que te corta na casaca, nas tuas costas e por dá cá aquela palha! Tsst!
A-OH, essa mitralhada se te fala nas costas é porque não é teu amigo porra?! Mas tava-te a dizer que agora os putos é que têm essa conversa! Tu parece que não te recordas de onde vens?! Se perguntares aos teus Pais como é que eles dizem, podes ter a certeza que nunca usaram Fila na vida! Isso são coisas aculturação ou apropriação de cultura! Pois após o 25 de Abril e com a crise nos inicio dos 80 recordas certamente que até os repórteres televisivos diziam que "as bichas nos supermercados estão enormes" e durante  a descolonização de África eram parangonas nos Jornais! Milhares de Portugueses nas Bichas no Aeroportos para regresso a Portugal!...
Enfim... 
Este assunto tem-me consumido pela pseudo-academia dos falantes de português de Portugal. Há a corrente que considera que o facto e o acto de aguardar a sua vez atrás doutra pessoa se deve designar como "Fila". E estão no seu direito! E  contudo apregoam aos sete ventos que quem usa "Bicha" é porque deve ser maricas e fazem chacota com essa forma de falar!... Bom, mas eu uso essa mesma palavra e não sou paneleiro!( com o devido respeito para todos os homossexuais, que verdade seja dita não são para aqui chamados) porque é uma palavra de índole Nacional e que advém da nossa cultura desde tempo imemoriais! Eu acho que é insegurança e preocupação pueril em usar " Bicha", e só demonsta a falta de carácter dos demais que geralmente são miúdos ou sofrem influência das novelas Brasileiras pois não interessa a forma como se diz mas sim o conteúdo do discurso, e se o mesmo é entendido dentro do seu contexto por se tratar da língua portuguesa! 

Agora é um facto que a difusão do brasileiro vai criar cisões e difundir o seu linguajar! MAS QUE FIQUEM PELAS NOVELAS! 
poeta Fernando Pessoa escreveu um dia: «A minha pátria é a língua portuguesa."


E mais!? É com orgulho que Chamo o meu sobrinho de um Puto e a namorada dela é uma rapariga de 24 anos! E estou a borrifar-me para o que os Brasileiros acham!
Agora quando ia a Manaus visitar a minha avó, já não o diria!  Pois "Em Roma sê romano" e já que estamos nos ditados: "Cada macaco no seu Galho!"
E independentemente do que os nossos irmãos brasileiros julguem e que possam opinar sobre esta situação eu só tenho a informar que isto não é um tema de debate sobre linguística nem tão pouco uma discussão acesa sobre gramática pois nem sequer é um assunto! É garantidamente uma não questão visto que cada povo, pese embora tenha a Língua portuguesa em comum! Os caríssimos Brasileiros falam Português do Brasil PT-BR e os Portugueses falam Português de Portugal-PT-PT!
E não creio que isto vá criar quezílias ou querelas entre povos ou quiçá uma contenda diplomática e corte de relações entre povos! 
Pois sabeis bem, e aqui dirigindo-me a vós(BR) que não há qualquer problema em haver divergências culturais e até, atrevo-me a dizer diferenças linguísticas, que se devem manter pois servem para tornar a língua portuguesa mais rica, com as suas incongruências semânticas e palavras que têm génese iguais, porém com motes bem diferentes e fitos diversos!
E quero apelar ao bom senso quando em Portugal ouvem:

 " Os putos, estão na rua, a brincar à apanhada com as raparigas "

Que a priori no BR seria uma tremenda ordinarice, mas que aquu em PT é tão inocente como dizer-vos que: fica a nota do dicionário de português do Iscte:

"A palavra puto vem do latim «putu-» que significa menino, rapazinho. Em Portugal, puto é garoto; miúdo; catraio."

E do dicionário da Porto Editora:

rapariga · 1. jovem do sexo feminino, mulher nova, adolescente, moça"

E também:" Como jogar à Apanhada? Nomeiam um dos participantes à sorte. Essa pessoa é aquela que vai ficar a apanhar. Os participantes têm de fugir para não serem apanhados "

Assim, após a definição podemos traduzir para uma versão comum sem ferir susceptibilidades nem criar atritos, a saber e passo a transcrever:

Os miúdos estão na rua, a brincar de jogar a apanhada, com as moças"

E assim se criam laços de amizade entre dois povos bem diferentes, na cultura, geografia e sociedade mas que são próximos na língua portuguesa e tomara que os nossos Governantes fizessem mais enriquecer os laços e nos aproximar politica, economica e socialmente, visto que há milhares (ou quase milhões) de pessoas migrantes, que escolheram trocar de País, e mesmo de nacionalidade, em busca duma vida melhor! 

Dedico esta edição aos Pais da minha avó materna, que para fugir aos horrores da primeira Guerra Mundial escolheram o Brasil, como seu local de eleição, e que os acolheu e abrigou, em Manaus, sendo o meu Bisavô Tripulante dum vapor nacional Cantana( salvo erro) onde a 2 de Maio de 1908, nasceu a minha avó( a bordo). Tendo regressado a Portugal com o final da Guerra em 1918. Aos governantes no geral e aos Brasileiros em particular o meu muito obrigado por fazerem parte da estória da minha familia, que só tem boas recordações dos belos tempos que aí viveram, trabalharam e se estabeleceram no belo Amazonas, na cidade de Manaus e seus concidadãos que os fizeram sentir em casa e deixaram Saudades dos tempos aí passados. 
O meu obrigado, bem haja e que Deus vos abençoe e proteja! 



 






Cc