João Cruz Oeiras de Portugal adesão a portal.membros@spautores.pt

Nome

Email *

Mensagem *

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Pobreza de espirito

A palavra é um virtuosismo da humanidade, é um veículo de comunicação que quando usado correctamente expressa sem margem para dúvida a mensagem ou ideia que se quer passar.
É também uma arma de arremesso, que atinge, maçera, magoa e destroi. O homem é o unico ser que utiliza a linguagem verbal, talvez por que transmita mais que os animais, que previlegiam os outros sentidos e que se entendem por esse meio, que é bem mais claro e não dá azo a enganos e sem margem para dúvidas é entendido por todos.
Quando se quer transmitir algo tão simples como uma sensação ou um sentimento, usamos uma miriade de expressões. Demasiada informação para exprimir um conceito como: Fome, sede, amor, ódio, etc
Os animais expressam-se inequivocamente e por isso mesmo não existe emtre eles conceitos como ódio, guerra ou racismo. Além de serem despropositados esses conceitos, não se encaixam nem se coadunam numa matilha de cães onde a comunicação tem de ser simples porém as ligações complexas.
Ao comunicar com alguém, e nao havendo as expressões faciais, a entoação e a linguagem gestual, tem de se ponderar cada palavra, cada frase e cada expressão tem de ser cuidadosamente medida e analisada antes de ser transmitida. Hoje alguém perdeu alguém por incapacidade de se expressar. Hoje magoou-se alguém que tinha estima por falta de tacto. Hoje decepcionou-se alguém por causa da impulsividade. Hoje quebrou-se a confiança de outrém por excesso de emotividade.E o mundo nao tem contemplações e piedade de gente assim.
Não basta ser justo para que sejamos bons, nem basta ter integridade para que haja segurança e amor-proprio. Não chega a simpatia para criar empatia com terceiros. É necessário ter-se garra, frieza e calculismo para singrar nesta vida. Ser-se-á  sempre ingénuo e  fraco quem vive de lirismos. Tempos houve em que quem assim fosse seria eliminado, e não há perdão para gente assim.

Sem comentários: