O homem vive num período da historia único. Conseguiu atingir um grau tecnológico num tempo recorde. E na sua Diáspora pela Terra espalhou-se pelos quatro cantos do mundo adaptando-se a todos os climas e orografias. Foi até onde a terra é escassa em recursos ou matérias primas. Já se expandiu para além da Terra, orbitando à sua volta centenas de satélites artificiais, formando um anel, e ao contrário dos Anéis de Saturno, é o único Planeta com um sistema de anéis artificial! Estamos em vias, de pela primeira vez na história, ter uma nave espacial que sai do Sistema solar: A sonda Voyager II. Veículo esse que partiu em 1977 tendo passado Plutão e encontrando-se agora algures na Nuvem de Oort, último "obstáculo" que a separa de estar no vácuo interstelar, e de onde a Terra é um minúsculo ponto azul, no meio de miriades de estrelas.
É de facto um feito considerável, mas não nos esqueçamos que o Homem de Neanderthal apareceu há c. de 300 000 anos e extinguiu-se há 30 000, daí que seja cedo para nós( Homo sapiens) considerarmo-nos como uma espécie de sucesso uma vez que para isso teremos ainda de cá andar pelo menos o mesmo tempo. Porém, este( O Neanderthal) e segundo certas teorias terminou por alterações climáticas extremas. Nós, pese embora já não vivamos num meio natural, pois apoderámo-nos da Terra e alteramo-la a nosso bel-prazer( há estudos que calculam que em 2030 metade da população da Terra viva em cidades), não estamos isentos da extinção, pois o factor excedente populacional pode servir de catalisador não só para a nossa própria extinção como também para o agudizar de conflitos territoriais. Um outro motivo é a escassez de recursos, não só energéticos, como alimentares e também dum bem que achamos que é inesgotável e é dos mais preciosos, a água doce( apenas 3% da água do planeta).
O Homem na sua senda que é a evolução, foi crescendo como ser e adaptando-se às condições seja física ou mentalmente, mas também foi perdendo faculdades que o ligavam à Terra.Cada vez nos afastamos mais dela, e não só a nível geográfico como a Voyager, mas sim num plano simbiótico, e em harmonia com o planeta e os outros seres vivos( O Homem já extinguiu inúmeras espécies e até algumas que não conhecia!). Planeta este que no conjunto dos seus componentes e todos os seres vivos que a habitam, pode ser considerado um sistema vivo que é Gaia.
Como todos os mamíferos temos no cérebro uma herança evolutiva dos répteis que é o complexo reptiliano, responsável pelo controle dos nossos órgãos ( Coração e pulmões), acções estas que são do foro do nosso inconsciente e também é responsável pelos nossos instintos; a fome, a territorialidade, a hierarquia social, o medo etc. É a parte mais antiga e primitiva de um órgão extremamente bem sucedido e complexo: O nosso cérebro.E apesar de estarmos apetrechados desta forma, já não damos atenção aos instintos e estejamos ligados única e exclusivamente ao que os nossos sentidos absorvem do exterior e que depois interpretados pela parte consciente do nosso cérebro, nos leva a tantas ilusões e/ou mesmo desilusões.
O Homem deu um salto evolutivo a nível social, cultural e mental, com a revolução agrícola, a sedentarização e um período a que se chamou de Megalitismo.
O Homem deu um salto evolutivo a nível social, cultural e mental, com a revolução agrícola, a sedentarização e um período a que se chamou de Megalitismo.
Este fenómeno nasce dum contexto caracterizado pela sedentarização crescente e assente, na agricultura, cada vez com mais contactos entre as comunidades. A metalurgia do cobre, que também aparece entretanto, a par de uma actividade económica e cultural cada vez mais notáveis,demonstra uma apetência artística intensa por parte das comunidades que a usavam, bem como um aorganização social progressiva e uma atitude religiosa marcante.
Para além de o Megalitismo ser um fenómeno de construções arquitectónicas de simbologia e finalidades variadas é também representativo do nosso desenvolvimento cultural e artístico virado para o espiritual. Foi nessa altura que o Homem deu um salto a nível espiritual que nunca mais cessou e revelou-se fundamental para a sua evolução a todos os níveis. Como em tudo não há bela sem senão. E essa viragem para o espiritual aliado aos outros factores acima descritos, foi o ponto de viragem na historia Humana, onde o Homem deixou de estar em sintonia e harmonia com o meio ambiente, e ao invés de se adaptar a Gaia, transformou-a cada vez mais chegando ao estado em que estamos hoje; na denominada Terceira Vaga (Por Alvin Tofler), em que a 1ª que já referi foi a Revolução agrícola , a 2ª a Revolução Industrial e esta, a 3ª que diz respeito a uma sociedade baseada apenas na tecnologia e economia, e um transição de uma industrialização de força braçal para cerebral, acompanhada de grandes convulsões sociais, culturais, morais, politicas, etc
Em síntese está-se a criar uma nova civilização baseada cada vez mais na informática, e na economia, em desprimor do homem, que ficou para segundo plano, que vive como um robot, encarcerado no local de trabalho por necessidade financeira para poder sobreviver num Mundo cada vez mais desigual.
Um mundo que já assistiu só nos últimos tempos à Revolução Francesa, ao iluminismo, à abolição do esclavagismo, ao direito de voto às mulheres, ao fim do apartheid, ao Maio de 68, e inúmeras revoluções que no fundo nada trouxeram de novo, apenas uma débil sensação de liberdade em que o homem continua escravo dos seus sentidos, e do sistema, e por mais que se debata nada consegue fazer uma vez que a própria estrutura se encarrega de evitar que esta forma de economia totalitária descarrile e assim se tende para haver cada vez mais assimetrias sociais e financeiras, e o fosso entre países ricos e pobres aumenta -assim como os detentores da riqueza e os assalariados - tornando este século num dos mais pobres em todos os níveis desde o social, passando pelo artístico e acabando no mental, onde a pobreza de espírito, a cobiça, a soberba e a mesquinhez imperam!
Enquanto isso a Voyager II segue o seu caminho, enviando às estrelas uma mensagem de Paz , Harmonia e Bem-estar desta civilização, que na prática que são ausentes ou incipientes!
Enfim , como dizia Voltaire no seu livro Cândido:
"Vivemos no melhor dos mundos"
Nota: os direitos de autor das fotografias são e respecivamente a duas primeiras Nasa a 3ª para http://www.geira.pt/arqueo/htm/ ( não consegui perceber o autor) e a última para mim.
Sem comentários:
Enviar um comentário