João Cruz Oeiras de Portugal adesão a portal.membros@spautores.pt

Nome

Email *

Mensagem *

30 março 2025

Menos carros mais árvores? Paradoxalmente cinzento esverdeado

 

Dizia:"(...) parar de matar árvores"( já conduzia)

Av. 5 Outubro (de Norte para Sul)

Mais espaços verdes...

A manifestação tinha bolo, ofertaram-me mas não aceitei( se o arrependimento...) 

AV. 5 DE OUTUBRO ( Sul para Norte)

Av. 5 de Outubro( de Sul para Norte)

Idem( Sul-Norte)

As fotos, excepto quando indicado, são da minha autoria. Aliás nota-se. Não sei como fazer melhor porém tem aliar a estética a ética aquando do documentar dum evento,mas ficamos pela tentativa...Lamento.


A CML vai transformar a 5 de Outubro num paraíso idílico( apetece-me ser redundantemente metafórico) ao criar um Parque de estacionamento para retirar carros!(donde? Da superfície para o subterrâneo!) E Depois e no entrementes cortar quase uma meia centena(47) de jacarandás centenários! Se não fosse trágico seria cómico! Fazer o estacionamento é louvável decerto para os residentes e trabalhadores da zona! O que é sem qualquer valor é a retirada das árvores!
 Será o Parque incompatível com a natureza? Ou é a natureza acessória ao meio urbano? Fica a questão.
 A Metro, no Jardim da Parada( em Campo de Ourique), resolveu a questão delicada, baixando a estação e alterando os locais de entrada e saida de passageiros. Não poderá a CML fazer o mesmo na Avenida 5 de Outubro? Para quê cortar os jacarandás centenários, ficarem carros de baixo da terra e cotos na superfície? E a destruição dum património natural importantíssimo para fomentar a entrada de mais carros, já per si saturada, assim como a terceira Travessia do Tejo, além de comboios, terem acrescentado um tabuleiro rodoviário com 6 faixas de rodagem!( mas isso são outras estórias!...) Enfim coisas sem interesse para os interesseiros investidores...


Nota do au(c)tor: (Para os acérrimos treinadores de bancada on-line): Sim fui à manif sim! Pois já estou a ler, ouvir, a sentir o ranger de dentes, daqueles que também se manifestam da sub-cave e que só apanham sol quando a Mãe, mulher ou figura de autoridade obriga a ir despejar o lixo... E a esta indignação contrapõem com frases como:
" falas muito pah mas nem lá puseste os pés!"
"O gaijo nem vive em Lisboa, gosta mazé de mandar bitaites pois fica bem pra atrair as gaijas"
"Oh! Tem a mania da ecologia mas polui o ambiente com o seu carro a gasóleo"
" vai na volta é verde e comuna e atira as beatas pro chão"
" oh Palhaço! Se fosses era proteger as belugas pro Artico e Pinguins pra Antárctida!"
Ao que poderei responder desde já que: estive na manifestação das 16.00 até terminar;vivo nos arredores e trabalho paredes meias com a dita cuja Avenida e estou em período de nojo emocional; o carro é a gás e vou diáriamente para o trabalho de transportes- 32 km ida e volta; guardo no maço e deito no caixote: se pagarem as viagens irei com muito gosto!
 
Curioso que na foto virtual do local podem ver-se Jacarandás que para atingirem tal envergadura teríamos de somar, pelo mais  50 anos, aos 2027 prometidos pela Câmara!

Sem comentários: