"Esta operação nada tem de místico. Os efeitos sonoros de um motim podem criar um motim verdadeiro em situação de tumulto. Apitos de polícia gravados atrairão os chuis, Disparos gravados e fá-los-á puxar pelas armas.
"MEU DEUS, ESTÃO A MATAR-NOS"
Mais tarde um guarda disse:« Ouvi tiros e vi cair o meu colega, com o rosto coberto de sangue( veio a saber-se que tinha sido atingido por uma pedra atirada com uma fisga) e pensei: " Agora é que é!"» QUARTA-FEIRA SANGRENTA. UMA AMÉRICA ESTUPEFACTA CONTOU 23 MORTOS E 32 FERIDOS, 6 DELES EM ESTADO CRÍTICO. Eis uma situação pré-motim perfeitamente banal. pediu-se aos manifestantes que se mantivessem pacíficos, aos polícias e aos guardas que agissem com calma. Dez gravadores presos debaixo de casacos com playback e gravação, controlados por distintivos na botoeira. Têm efeitos sonoros de motins pré-gravados em Chigago, Paris, Cidade do México, Kent/Ohio. Se Ajustarem a altura d gravação de acordo com os níveis sonoros circundantes, passarão despercebidos. A polícia envolve-se em luta com os manifestantes. Os técnicos acorrem. Transmitem a gravação de Chicago, voltam a transmiti-la, passam os motins seguintes gravam, voltam a transmitir, continuam a movimentar-se As coisas estão a aquecer, está um chui a gemer por terra, Um coro estridente de guincho de porco e gemidos parodiados em gravação.
Poderíamos apaziguar um motim gravando o chui mais calmo e o manifestante mais sensato? Talvez! É contudo muito mais fácil desencadear sarilhos do que pôr-lhe termo. apenas se sublinha que se pode utilizar cut-ups no gravador como arma. Verificar-se-á que os técnicos vão fazendo cut-ups continuamente. estão a intercalar ao acaso Chigago, Paris, Cidade do México, Kent/Ohio com os actuais efeitos sonoros e temos um cut-up."
Tirado de W.S.Burroughs, Revolução Electronica 1971
e em seguida:
Laurie Anderson do LP Home of The Brave 1984
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário