João Cruz Oeiras de Portugal adesão a portal.membros@spautores.pt

Nome

Email *

Mensagem *

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

(Continuação)Como arma de primeira linha para produzir ou atiçar motins

"Esta operação nada tem de místico. Os efeitos sonoros de um motim podem criar um motim verdadeiro em situação de tumulto. Apitos de polícia gravados atrairão os chuis, Disparos gravados e fá-los-á puxar pelas armas.
"MEU DEUS, ESTÃO A MATAR-NOS"
Mais tarde um guarda disse:« Ouvi tiros e vi cair o meu colega, com o rosto coberto de sangue( veio a saber-se que tinha sido atingido por uma pedra atirada com uma fisga) e pensei: " Agora é que é!"» QUARTA-FEIRA SANGRENTA. UMA AMÉRICA ESTUPEFACTA CONTOU 23 MORTOS E 32 FERIDOS, 6 DELES EM ESTADO CRÍTICO. Eis uma situação pré-motim perfeitamente banal. pediu-se aos manifestantes que se mantivessem pacíficos, aos polícias e aos guardas que agissem com calma. Dez gravadores presos debaixo de casacos com playback e gravação, controlados por distintivos na botoeira. Têm efeitos sonoros de motins pré-gravados em Chigago, Paris, Cidade do México, Kent/Ohio. Se Ajustarem a altura d gravação de acordo com os níveis sonoros circundantes, passarão despercebidos. A polícia envolve-se em luta com os manifestantes. Os técnicos acorrem. Transmitem a gravação de Chicago, voltam a transmiti-la, passam os motins seguintes gravam, voltam a transmitir, continuam a movimentar-se As coisas estão a aquecer, está um chui a gemer por terra, Um coro estridente de guincho de porco e gemidos parodiados em gravação.
Poderíamos apaziguar um motim gravando o chui mais calmo e o manifestante mais sensato? Talvez! É contudo muito mais fácil desencadear sarilhos do que pôr-lhe termo. apenas se sublinha que se pode utilizar cut-ups no gravador como arma. Verificar-se-á que os técnicos vão fazendo cut-ups continuamente. estão a intercalar ao acaso Chigago, Paris, Cidade do México, Kent/Ohio com os actuais efeitos sonoros e temos um cut-up."

Tirado de W.S.Burroughs, Revolução Electronica 1971

e em seguida:

Laurie Anderson do LP Home of The Brave 1984

Sem comentários: