João Cruz Oeiras de Portugal adesão a portal.membros@spautores.pt

Nome

Email *

Mensagem *

24 setembro 2025

Cisão ou participação

 


Será que alguém vê sente repara nota supõe e retrata o Externo como Eu? Ou cada um tem uma percepção diferente do que É? Já Descartes, Nietzsche, Schopenhauer e aquele psicólogo/filósofo contemporaneo e mediático que agora me falha o nome) tinham essa mesma ideia. Na volta vejo e sinto de forma díspar dos demais. Notando cenas que não são reais para terceiros ou serão ignoradas e pra mim surreais? Fica a questão... entendem que tudo que o que estão a ler é a perspectiva do ser, meio, literacia, cultura, local ou altura de quem o receber, e alguém pode interpretar algo e outrem outra forma diferente. Depende sempre da latitude mental. Se por exemplo começar a falar das Guerras punicas quem ou qual a percentagem que vai entender? E de Anibal Barca e seu feito enorme de ter ido de Cartago para Roma com 38 elefantes com o de conquistar o império Romano! Sensacional! E saber que foi no Sec III aC da Tunísia à Itália, mas não foi no voo da Alitalia Tunis-Roma, mas sim atravessar o Magreb até aos Pilares de Hércules passar os Pirenéus e os Alpes numa época de tracção animal onde o engenho humano era prodigioso! E sua vida ter ficado registada nos anais da História por sua majestosa empresa! Assim como Alexandre Magno que da Macedónia chegou ao Rio Indo levando a cultura helénica até à actual Índia ficando sua empreitada também gravada e sua memória trazida até aos dias de hoje! Quem poderá afirmar que sua existência será recordada daqui a 2 milénios? Além de haver mais 8000 milhões de almas aptas para em paralelo concorrer consigo, sua existência de banal terá de se tornar em algo peculiar expressiva o suficiente para não ser esquecida, ou erodir nos milhentos de seres, factos, afazeres e feitos dos seua semelhantes! E que terá de ser essa tarefa? Algo que seja tão importante, grandioso ou que cause uma mudança radical na vida dos seus concidadãos e brilhe tão alto e radiante que trancenda os tempos! Por isso, quando achar que você é algo de especial lembre-se que em duas ou três gerações ninguém saberá nada de si,seja o seu nome, seu paradeiro, quotidiano, residência, pensamentos ou acções...

Somos tão grandes como estrelas, mas afastando-nos um pouco já só veremos A Galáxia, mais um pouco, e um grupo de Galáxias, até o Universo ser tão vasto que nem só seu brilho, suas cores, ou local serem apenas um ponto obscuro. Tudo é percepção, assim aproveite e recorde-se você do que é, quem é e o que representa para si e para os seus!


Não importa o que é para os outros, o que pensam de si, que apontam,  que criticam e os juizos de valor que fazem. Interessa o que você faz por si e pelos demais para que sua marca fique não gravada em pedra mas sim nos seus actos que fazem diferença, aqui e agora!

Sem comentários: