hoje passei por um fulano que se chutava na rua. Ninguém comentou.Uma vez que estava em plena via pública e o acto passou despercebido devido à facto de o fazer as claras numa praça lisboeta disfrutando do sol de setembro e de um compal.
Hoje fui eu que entrei pela metafísica do social. ou pela sociologia sei lá eu.Questionei-me sobre os vícios e os julgamentos inerentes aos mesmos feitos pelo comum dos mortais.
Lembrei-me duma situação em que fui ao casino do estoril com um amigo e onde ganhamos algum dinheiro. Achei caricato o facto do fulano ao lado ter gasto 100 Euros e nos só 10.
Pensei nas cerca de 100 mil pessoas que estão dependentes de drogas prescritas por médicos. Recordei-me do meio milhão que tem problemas com o álcool.
Depois destas considerações tomei em conta que os primeiros são os únicos verdadeiramente marginalizados. O seu objectivo de vida é a próxima dose. Muitos deles ganham 70 Euros diários a arrumar carros. São autênticos empresários! Uma vez que conseguem gerir o seu dinheiro para concretizar o seu sonho de vida. Nós, os outros, o cidadão normal, o não doente, muitas vezes com o dinheiro que ganha, não consegue realizar os seus sonhos. Precisa de trabalhar uma vida para possuir algo. E muitas vezes, só na velhice,quando lhe restam poucos anos, assim consegue.
A vida é feita de conceitos e preconceitos.
Sem julgar ninguém e sem menosprezar alguém chego à conclusão que há vidas infelizes e há outras completas e plenas. Resta saber qual o caminho certo.
Olhando o mundo de fora, e pondo em perspectiva todas as soluções de vida, sem tirar valor a nenhuma, poderemos de facto apontar o dedo e dizer que este é bom e aquele é mau? Fica a interrogação. É tudo uma questão de perspectiva. De razão. De opinião. As vezes penso porque raio é que os mandamentos foram inventados? Sejam eles judaico-cristãos, do islão, budista, hinduista ou de qualquer outra religião.Se não passamos de animais não nos regemos pelas leis da natureza?? E pelo livre arbítrio, um vez que somos animais cognitivos?
Deixemos viver e vivamos em paz. Digo eu!
1 comentário:
Os mandamentos nada servem! Nós, humanos, não precisamos de os ler para saber o que é certo ou errado! Temos sim, um problema maior! O interesse económico e político. As dependências químicas dos medicamentos dão jeito às farmaceuticas. As dependências das drogas (cocaína, heroína e afins) também dão jeito a alguns tipos! Construímos, ao longo dos tempos, uma autêntica máquina de dependências à população mundial! Tudo não passa de um jogo de Monopólio e só cai quem quer...
Enviar um comentário