João Cruz Oeiras de Portugal adesão a portal.membros@spautores.pt

Nome

Email *

Mensagem *

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

"Esquizo-frenétiquices"


Será a xenofobia uma característica inata?
OU por outro lado será fruto de experiências sociológicas por falta de aceitação ou incompreensão da realidade global?
quero com isto dizer se a nossa clareza de espírito depende só de nós ou será induzida por motivos exógenos?
Não nascemos nós todos com o arco-íris e vamos fechando o espectro?
Seria bom que o espectro se fosse alargando e abarcando dum lado os ultra-violeta, do outro os infravermelho.
Mais ainda chegando às onda rádio, e passando pelas Alpha a Omega e raios X. Ter uam Visão que transcendesse a Tridimensionalidade!
Não era bom vermos para lá das almas?


ps: Será isto entrar na metafísica?( brrr! calafrrrrios)

na volta sou eu que ando a ler muito a colecção de filosofia de bolso e/ou a colecção da ciencia aberta da Gradiva. Vai na volta deveria restringir-me à Hola! e ao horóscopo...

5 comentários:

Porcelain disse...

Quanto à xenofobia não sei, mas... quanto à relutância perante a diferença, acho que sim, é uma característica inata... feita para ser devidamente analisada à luz da mente e do coração... para que não resulte numa acção prejudicial aos demais, como tantas vezes sucede...

A xenofobia provém, quanto a mim, dessa dificuldade, ou até mesmo preguiça, que temos em compreender aquilo que sai um pouco da nossa "normalidade"...

Creio que a nossa clareza de espírito provém de ambos os lados, mas depende tão mais de nós do que achamos... usufruímos tão pouco da nossa inteligência e capacidade de compreender...

Ás vezes nascemos com o arco-íris, outras vezes nem tanto, mas talvez tendamos, de facto, a fechar o espectro, em troca, por vezes, de coisas interessantes, outras vezes nem tanto...

Se estivermos com atenção, conseguimos ir alargando o espectro... vive-se muito melhor assim... :-)

Se estivermos atentos conseguimos ver para lá das almas... é como dizem as histórias infantis (lá está) - basta actreditar! :-))

Ihih, eu gosto de entrar na metafísica!! :-D

alfabeta disse...

Continuo a dizer que em tudo há excepções, eu não sou racista, mas vejo que a cultura negra é bem diferente da branca, qualquer pessoa sabe isso, toda a gente também sabe que quem mais anda a roubar são os pretos e ciganos!
Também há brancos! Mas não se vêm brancos em bandos a fazer arrastões nas praias, isso é típico dos pretos!
Os muçulmanos são outros!A guerra entre eles nunca irá acabar e morrem inocentes, uma bomba nesses países e acabava-se a história!
Não sou radicalista, simplesmente, se isto fosse feito à muitos anos atrás, se calhar hoje não haviam homens e mulheres suicidas a matar inocentes.Eu fui assaltada por um preto na minha garagem de pistola, não foi por um branco!
Ainda hoje fui a uma loja de um shopping e só se ouvia a música, de repente entraram uns pretos que se ouviam mais alto que a música! É pá, não se sabem comportar pá!
Se é a cultura deles serem assim, então vão para o país deles, senão, têm que se comportar como gente aqui! É só leres o link do meu post! Imagina agora os portugueses entrarem pelo Brasil a dentro e roubar-lhes o empregos todos,havia de ser bonito!E as anedotas que os brasileiros têm dos portugueses!?

E olha que eu tenho uma cunhada mulata, muito diferente da maioria dos pretos que aí andam,ela estudou, é de boas famílias e é trabalhadora, e vou ser tia dentro de muito em breve e gosto muito dela, põe muitas brancas a um canto, como vês,não é racismo , mas sim realismo.

Elfa disse...

"(...) ps: Será isto entrar na metafísica?( brrr! calafrrrrios) "
in "Esquizo-frenétiquices"!


Vês... deixaste de procurar, de acreditar... e tanto que ainda tinhamos p'ra falar...

Cruztáceo disse...

Não não penso que seja racismo. Antes uma resposta a um acto que marcou e cravou na mente essa intolerância e toda a ódio por um momento infeliz. Não consigo conceber que haja racismo quando existe no essencial uma barreira que provoca uma barreira de ignorância! E aí já não queremos saber do outro por haver essa diferença e um acto violento que nos impede de aceitar, perceber e reconhecer o outro como igual.
Lamento imenso e os parabéns muito atrasados pela sobrinha ou sobrinho. Um bem haja, felicidades!Desejo saúde amor e sucesso para si, para a toda sua família e seus amigos!

Cruztáceo disse...

Não. deixei apenas cair a fé na humanidade. Eu ainda sou e estou aqui!