João Cruz Oeiras de Portugal adesão a portal.membros@spautores.pt

Nome

Email *

Mensagem *

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Certo 20/03/07

Tuesday, March 20, 2007

LIV - Certo


Estou certo que sabem ser felizes. Mas sabem estar felizes? Ou não passa de uma ilusão deste nosso século mediático. Da propaganda. Do bombardeamento intensivo e compulsivo da sociedade?

Onde:
"Tu tens de!"
" Faz desta maneira!"
"Não vás por aí!"
"Acredita em mim!"
" Tu pensas que és quem?!"
"Oh! Deixa-te disso"

Não é apenas uma homogeneização do comportamento?
Não será um método de branquear o livre arbítrio?
Queremos nós viver com pessoas que não entendemos porque estão e são de um modo diferente que o nosso? Em que esse "modus vivendi et operandi" é-nos desconhecido logo um coisa a eliminar porque sai fora da nossa esfera de aprendizagem secular? Queremos ser nós um subproduto de alguém ou de uma escola ou ideal preconcebidos? não podemos ser nós o produto duma génese de autocriação ou imaginação? Somos nós preprogamados? Reagir a estimulo a com acção b. Produzir sensação x a emoção y. Afinal somos humanos. Desde o Paleolitico inferior com a capacidade de raciocinar e de seguir o trilho desejado. Desde a Grécia helenística ou antes com a capacidade de passar a escrito os sentimentos mais filosóficos. O saber pelo saber. O pensar pelo pensar. E desde a revolução francesa com liberdade de expressar. Logo livres e capazes de sonhar.
Então que é a felicidade para mim? Que é o amor? A Paixão? O desejo? A Vida? A Morte? A vivência? A existência? Não sei....vou sabendo. Vou especulando sobre isso. Inventando aqui, indo para ali, divagando acolá, errando por aí...Mais não sei.

Daí que se aceitam apostas! (Eu ponho uma tripla). E fazem-se votações!( eu voto nulo). Até podemos fazer estatísticas(eu estou com os 100%). Ou mesmo categorias...( eu não tenho nenhuma). Mas será que alguém se insere de todo em alguma?
Ou quem quer se inserir?Por moda? Porque dá jeito? porque tem de ser?

Porquê?

Sem comentários: